A Panqueca


Imagina quem vibra quando faço que vai ter panqueca pro café da manhã?

O bom da panqueca é que você pode variar até o formato. Existem umas forminhas de biscoito que ajudam, mas eu costumo fazer arte abstrata.

Já mudei algumas vezes essa receita e, atualmente, faço da seguinte maneira.

Ingredientes:

  • A: 1 xícara de água (ou leite)
  • A: 2 colheres, das de sopa, de óleo (ou azeite, ou óleo de coco)
  • A: 1 colher, das de sopa, de açúcar (ou não)
  • A: 1 pitada de sal (ou não)
  • A: 1 ovo (ou uma colher de manteiga)
  • B: 1 xícara de farinha (proporções de trigo, integra, de milho, aveia. eu misturo)
  • B: 2 colheres, das de chá, de bicarbonato de sódio
  • C: 2 colheres, das de sopa, de vinagre
Preparo:

Bata os ingredientes A, no liquidificador ou na mão, depois vá acrescentando os ingredientes B, continue batendo até que a mistura fique homogênea. Com a prática, você vai perceber a mudança na massa pronta e no quão líquida fica a mistura, durante o preparo.
Acrescente o ingrediente C, e misture mais um pouco. 

Em uma frigideira (preferencialmente antiaderente, por comodidade), esfregue uma gota de óleo que preferir, e aqueça com fogo médio.

Despeje aos poucos, a massa, na frigideira, asse até formar umas bolhas por cima, e que dê para virar com uma espátula. Fogo alto pode queimar a panqueca, então tenha cuidado. Vire, para assar do outro lado, então pode retirar. Faça enquanto tiver massa. O tamanho das panquecas depende da sua habilidade em virá-las e do tamanho da frigideira.

Sobre as farinhas: Mudo as proporções de vez em quando. Uso chia, linhaça, fubá, mas sempre mantendo a proporção de 1 parte líquida para 1 parte seca. A variação sutil dessa proporção, vai mudar o ponto de mais fofa ou mais molhada, mas sem perder o sabor, só mudando. É uma aventura, essa receita.

Sobre o ponto da massa: Um ponto que gosto de deixar é menos líquido que água, mais líquido que um creme. Quase a rigidez do mel. Mais denso fica mais fofo (se não solar) e mais líquido, fica mais leve, depois de assada. Teste! A parte boa dessa receita, que já faço há mais de 10 anos, é que nunca faço igual. Sempre mudo um pouco a proporção dos ingredientes, na maioria das vezes deu certo.

Como servir: Ah. Não tem limites. Já servi com, mel de abelha, mel de engenho, manteiga, manteiga da terra, chantili, manteiga de amendoim, pasta de amendoim com mel, pasta de amendoim com mel de engenho, doce de goiaba, doce de leite, creme de leite, creme de avela, chocolate, calda de laranja, calda de limão, caramelo.. vai inventando. Dá sua ideia. Essa receita é só uma base, um papel em branco pra você criar.

Rendimento: Quando faço nessas proporções, rende umas 9 a 10 panquecas com 15 cm de diâmetro. Mas varia um pouco dependendo da densidade da massa. Pode acrescentar um pouco mais de água que ela fica mais leve, mas mude com cuidado. Vá percebendo como a massa se comporta a cada preparo.

Criações: Invente, teste, mude, ponha frutas picadas, banana fatiada, na hora de fritar, na hora de servir, no café, no lanche, no jantar (só não comi no almoço). Crie! Na hora de fazer, a receita é sua!

Comentários

Postagens mais visitadas