Dia da Pizza

Dificilmente deixo a dispensa sem farinha e fermento. Antes não tinha prática para usar estes ingredientes separados, até que pratiquei bastante com a receita de pão. Até então só usava farinha que já vem com fermento.


Costumo usar aqueles fermentos secos que vendem em saquinhos de 10g. Faz mais de uma receita.

Vamos aos ingredientes da massa:
2 xícara de farinha (sem fermento)
1/3 do saquinho de fermento.
4/5 de xícara de leite (aprox. 1 xícara menos um dedo)
3 colheres de sopa de óleo
1 pitada de sal, ou uma colherinha de queijo ralado

Modo de preparo:
Misture bem o fermento com a farinha.
Adicione o leite e o óleo.
Misture bem a massa até que fique homogênea.

Caso fique grudenta, polvilhe, aos poucos, farinha de trigo e continue amassando tudo. A massa não deve ficar muito seca nem quebradiça. Você via perceber que é bem leve a massa devido a ação do fermento.

Abra a massa numa forma de pizza, ou numa mesa com rolo. Normalmente eu faço com a mão numa forma de vidro, assim não precisa untar, basta polvilhar um pouco de farinha e ir virando a massa enquanto abre.

E o sabor da pizza?:
Isso vai do dia. Em geral, você pode começar com molho de tomate, alguns você até compra pronto. Queijo mussarela, prato, coalho, calabresa, bastante verdura, milho verde, ervilha, azeitona, frango desfiado. O que for achando faça sua combinação.
O que senti depois de tantas pizzas é que, nem demais nem de menos, os ingredientes precisam ser todos saboreados. Então não exagere senão a pizza fica muito pesada e você acaba não sentindo todos os ingredientes.

Esta foi uma das experiências:


Quase sempre que resolvemos fazer um almoço rápido, usando frango assado na brasa que compramos aqui por perto, sempre fica uma boa porção para ser desfiada e virar uma pizza dessas no jantar.

Comentários

Postagens mais visitadas